Blog DE NOTÍCIAS

O que é o seguro auto popular?

Por João Paulo Leonel

  Conheça essa modalidade de seguro que possui diferenças da contratação tradicional e busca viabilizar a proteção do patrimônio para proprietários de carros mais antigos por um custo menor.

 

  No Brasil, um carro é roubado a cada minuto. Porém, apenas 30% de toda a frota de veículo no país possui seguro. Isso acontece por diversos motivos, mas um dos principais é o alto custo dos seguros para carros com mais de 10 anos fabricação.  O aumento no custo do seguro acontece para esses veículos por conta da dificuldade de se encontrar peças de reposições originais. É nesse aspecto que o seguro auto popular busca tornar mais fácil e eficaz a contratação do seguro.

  No ano de 2014, foi autorizada por aquela que ficou conhecida como a ‘’lei do desmanche’’ a utilização de peças usadas e não originais por parte das seguradoras. Com isso, às companhias de seguros puderam criar produtos para atender essa demanda de proprietários de carros antigos.

  A partir de então, surgiu o seguro auto popular. Que disponibiliza as coberturas semelhantes ao seguro tradicional, com a diferença de que é possível utilizar peças de reposições usadas ou não originais. Com garantia de procedência pelas seguradoras.

  O seguro auto popular possibilita assim como o tradicional, cobertura para colisão, incêndio e roubo. Com a diferença de que em caso de perda total, o veículo será indenizado por até 90% da tabela FIPE. Não 100% como o seguro da modalidade compreensiva tradicional.

  Outra diferença, é que, como mencionado acima, peças usadas e não originais de procedência garantida podem ser utilizadas, o que reduz o custo do seguro. Já na modalidade tradicional, apenas peças novas e originais podem ser utilizadas.

  Vale ressaltar que mesmo no seguro auto popular, a reposição de peças de itens considerados de segurança para os motoristas e passageiros deverão ser novas e originais.

  O seguro auto popular é uma alternativa para proteção de veículo em que o custo do seguro seja elevado por conta do seu ano de fabricação. É uma oportunidade para contratar um seguro com menor custo, para proprietários de automóveis que estão sujeitos aos riscos do trânsito sem o amparo de um contrato de seguro.